Por que
preposição "por" + pronome interrogativo ou indefinido, significando “por qual razão” ou “por qual motivo”:
(Dica do professor de matemática: quando couber um 'diabos' ou 'diacho' depois de 'por que' - Por que diabos isso não... ou coisa assim :} )
preposição "por" + pronome relativo, significando “pelo qual”.
Por quê
Quando vier antes de um ponto (final, interrogativo ou exclamação) terá, ainda, o significado de “por qual motivo”, “por qual razão”.
Porque
Tem valor aproximado de “pois”, “uma vez que”, “para que”. (motivo)
Porquê
É substantivo, significando “o motivo”, “a razão”. Vem acompanhado de artigo, pronome, adjetivo ou numeral. (o/meu/teu/seu/.../um...)
Nenhum comentário:
Postar um comentário