domingo, 1 de agosto de 2010

Por que?

Por que
preposição "por" + pronome interrogativo ou indefinido, significando “por qual razão” ou “por qual motivo”:

(Dica do professor de matemática: quando couber um 'diabos' ou 'diacho' depois de 'por que' - Por que diabos isso não... ou coisa assim :} )

preposição "por" + pronome relativo, significando “pelo qual”.

Por quê

Quando vier antes de um ponto (final, interrogativo ou exclamação) terá, ainda, o significado de “por qual motivo”, “por qual razão”.


Porque

Tem valor aproximado de “pois”, “uma vez que”, “para que”. (motivo)


Porquê

É substantivo, significando “o motivo”, “a razão”. Vem acompanhado de artigo, pronome, adjetivo ou numeral. (o/meu/teu/seu/.../um...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário