segunda-feira, 18 de outubro de 2010
Jean Cocteau
"Somos obrigados a acreditar na sorte. Afinal, sem ela, como explicar o sucesso das pessoas que detestamos?'
sexta-feira, 10 de setembro de 2010
Florianópolis, 10 de setembro de 2010
Caro Francisco Everaldo Oliveira Silva,
Venho por meio desta, informar-lhe que não votarei no senhor. Afinal, pior do que está fica, sim. Se eleger alguém que sabe sua função e é "limpo" está quase impossível, antes alguém não tão confiável assim mas que saiba o que fazer, do que um tipo que nem a sua função sabe.
Porém não ache que é pessoal, só por seres um péssimo humorista e te eleger seria algo como 'nos por no seu lugar' e cada um por o seu nariz de palhaço e voltar à política do pão e circo(que hoje em dia anda só circo e ruim. Afinal, que porcarias são essas que passam nos canais da TV aberta?). Como eu havia dito não é pessoal, pois também não vou votar num homem - sem preconceitos, nem tão homem assim - o qual sua proposta é ir pela câmara "alfinetando" os demais deputados para que eles façam seu trabalho. Assim como não votarei em uma pêra ou um melão, não creio que uma "salada de frutas siliconada" seja a solução para o Brasil.
Portanto, no dia 3 de Outubro de 2010, digitarei algo muito diferente de "2222", como o senhor diz para fazermos. Mesmo assim, conhecendo a cultura deste país, sei que receberás uma quantidade de votos talvez suficiente para seres eleito, portanto peço-lhe: se não souber o que fazer, simplesmente não faça e, por favor, não atrapalhe mais do que os "digníssimos" que "sabem o que fazer" fazem ou, ao menos, fingem.
Agradeço sua atenção,
Eleitora.
Venho por meio desta, informar-lhe que não votarei no senhor. Afinal, pior do que está fica, sim. Se eleger alguém que sabe sua função e é "limpo" está quase impossível, antes alguém não tão confiável assim mas que saiba o que fazer, do que um tipo que nem a sua função sabe.
Porém não ache que é pessoal, só por seres um péssimo humorista e te eleger seria algo como 'nos por no seu lugar' e cada um por o seu nariz de palhaço e voltar à política do pão e circo(que hoje em dia anda só circo e ruim. Afinal, que porcarias são essas que passam nos canais da TV aberta?). Como eu havia dito não é pessoal, pois também não vou votar num homem - sem preconceitos, nem tão homem assim - o qual sua proposta é ir pela câmara "alfinetando" os demais deputados para que eles façam seu trabalho. Assim como não votarei em uma pêra ou um melão, não creio que uma "salada de frutas siliconada" seja a solução para o Brasil.
Portanto, no dia 3 de Outubro de 2010, digitarei algo muito diferente de "2222", como o senhor diz para fazermos. Mesmo assim, conhecendo a cultura deste país, sei que receberás uma quantidade de votos talvez suficiente para seres eleito, portanto peço-lhe: se não souber o que fazer, simplesmente não faça e, por favor, não atrapalhe mais do que os "digníssimos" que "sabem o que fazer" fazem ou, ao menos, fingem.
Agradeço sua atenção,
Eleitora.
quarta-feira, 4 de agosto de 2010
Pronomes Demonstrativos
Os pronomes demonstrativos possibilitam localizar o substantivo em relação às pessoas, ao tempo, e sua posição no interior de um discurso.
este, esta, isto, estes ou estas
→ usado quando está perto do que fala(1ª pessoa). Sempre usado em orações no presente e referem-se àquilo que ainda não foi citado nela. Quando é posto em enumerações, refere-se à última citada (Ex: O homem e a mulher são massacrados pela cultura atual, mas esta é mais oprimida.)
esse, essa, esses ou essas
→ usado quando se está perto de quem 'ouve'(2ª pessoa). Usado em orações no passado ou futuro próximos e referem-se àquilo que foi citado anteriormente.
aquele, aquela, aquilo, aqueles ou aquelas
→ usado quando se está perto da 3ª pessoa e longe dos interlocutores. Usado em orações no passado ou futuro remotos. Quando é posto em uma enumeração, refere-se à primeira citada.
este, esta, isto, estes ou estas
→ usado quando está perto do que fala(1ª pessoa). Sempre usado em orações no presente e referem-se àquilo que ainda não foi citado nela. Quando é posto em enumerações, refere-se à última citada (Ex: O homem e a mulher são massacrados pela cultura atual, mas esta é mais oprimida.)
esse, essa, esses ou essas
→ usado quando se está perto de quem 'ouve'(2ª pessoa). Usado em orações no passado ou futuro próximos e referem-se àquilo que foi citado anteriormente.
aquele, aquela, aquilo, aqueles ou aquelas
→ usado quando se está perto da 3ª pessoa e longe dos interlocutores. Usado em orações no passado ou futuro remotos. Quando é posto em uma enumeração, refere-se à primeira citada.
Pronomes Possessivos
São aqueles que indicam idéia de posse. Além de indicar a coisa possuída, indicam a pessoa gramatical possuidora.
No singular, plural, feminino ou masculino - Meu, teu, seu, nosso, vosso, seu
Existem palavras que eventualmente funcionam como pronomes possessivos. Ex.: Ele afagou-lhe (= seus) os cabelos.
No singular, plural, feminino ou masculino - Meu, teu, seu, nosso, vosso, seu
Existem palavras que eventualmente funcionam como pronomes possessivos. Ex.: Ele afagou-lhe (= seus) os cabelos.
Pronomes de tratamento
- São aqueles que substituem a terceira pessoa gramatical(ele/ela/eles/elas). Alguns são usados em tratamento cerimonioso e outros em situações de intimidade.
1- Pronomes e verbos ligados aos pronomes de tratamento devem estar na 3ª pessoa.
2- Quando apenas nos referimos a essas pessoas, sem que estejamos nos dirigindo a elas, o pronome "vossa" se transforma no possessivo "sua".
Ex: Vossa Excelência quando se está falando diretamente com a autoridade e "Sua Excelência quando se está falando da autoridade.
você (v.) : tratamento familiar
senhor (Sr.), senhora (Srª.) : tratamento de respeito
senhorita (Srta.) : moças solteiras
Vossa Senhoria (V.Sª.) : para pessoa de cerimônia
Vossa Excelência (V.Exª.) : para altas autoridades
Vossa Reverendíssima (V. Revmª.) : para sacerdotes
Vossa Eminência (V.Emª.) : para cardeais
Vossa Santidade (V.S.) : para o Papa
Vossa Majestade (V.M.) : para reis e rainhas
Vossa Majestade Imperial (V.M.I.) : para imperadores
Vossa Alteza (V.A.) : para príncipes, princesas e duques
1- Pronomes e verbos ligados aos pronomes de tratamento devem estar na 3ª pessoa.
2- Quando apenas nos referimos a essas pessoas, sem que estejamos nos dirigindo a elas, o pronome "vossa" se transforma no possessivo "sua".
Ex: Vossa Excelência quando se está falando diretamente com a autoridade e "Sua Excelência quando se está falando da autoridade.
Pronomes Oblícuos
(o, a, os, as)
- quando associados a verbos terminados em -r, -s, -z -> lo, la, los, las
- Quando associados a verbos terminados em ditongo nasal (-am, -em, -ão, -õe) - no, na, nos, nas.
- Podem ser reflexivos e quando isso ocorre, referem-se ao sujeito da oração.
- Antes do infinitivo precedido de preposição, o pronome usado deverá ser o reto, pois será sujeito do verbo no infinitivo
(Vem daí o "mim não conjugar verbo")
- quando associados a verbos terminados em -r, -s, -z -> lo, la, los, las
- Quando associados a verbos terminados em ditongo nasal (-am, -em, -ão, -õe) - no, na, nos, nas.
- Podem ser reflexivos e quando isso ocorre, referem-se ao sujeito da oração.
- Antes do infinitivo precedido de preposição, o pronome usado deverá ser o reto, pois será sujeito do verbo no infinitivo
(Vem daí o "mim não conjugar verbo")
Pronomes
Têm duas funções: Substituir(Pronome Substantivo) o nome ou referir-se a ele - ele é um pronome, ó... ta substituindo a palavra "nome" - (pronome adjetivo)
Pronomes Pessoais
São aqueles que substituem os nomes e representam as pessoas do discurso:
1ª pessoa - a pessoa que fala - EU/NÓS
2ª pessoa - a pessoa com que se fala - TU/VÓS
3ª pessoa - a pessoa de quem se fala - ELE/ELA/ELES/ELAS
Pronomes pessoais retos: são os que têm por função principal representar o sujeito ou predicativo.
Pronomes pessoais oblíquos: são os que podem exercer função de complemento.
Imagem
Pronomes Pessoais
São aqueles que substituem os nomes e representam as pessoas do discurso:
1ª pessoa - a pessoa que fala - EU/NÓS
2ª pessoa - a pessoa com que se fala - TU/VÓS
3ª pessoa - a pessoa de quem se fala - ELE/ELA/ELES/ELAS
Pronomes pessoais retos: são os que têm por função principal representar o sujeito ou predicativo.
Pronomes pessoais oblíquos: são os que podem exercer função de complemento.
Imagem
segunda-feira, 2 de agosto de 2010
Macetes de Bio do Wilson - Vitaminas
To afim de postar sobre outras matérias, se não quer saber, não leia.
Haha
VITAMINAS
Vitamina A - cegueira noturna
Vitamina B - Béri Béri
Vitamina C - escorbuto
Vitamina D - raquiDismo
Vitamina E - deixa Estéril
Vitamina K - problemas de Koagulação
(me pergunto qual o problema dele com a barra forçada em "raquiDismo" foi pior que "Koagulação")
Haha
VITAMINAS
Vitamina A - cegueira noturna
Vitamina B - Béri Béri
Vitamina C - escorbuto
Vitamina D - raquiDismo
Vitamina E - deixa Estéril
Vitamina K - problemas de Koagulação
(me pergunto qual o problema dele com a barra forçada em "raquiDismo" foi pior que "Koagulação")
domingo, 1 de agosto de 2010
Por que?
Por que
preposição "por" + pronome interrogativo ou indefinido, significando “por qual razão” ou “por qual motivo”:
(Dica do professor de matemática: quando couber um 'diabos' ou 'diacho' depois de 'por que' - Por que diabos isso não... ou coisa assim :} )
preposição "por" + pronome relativo, significando “pelo qual”.
Por quê
Quando vier antes de um ponto (final, interrogativo ou exclamação) terá, ainda, o significado de “por qual motivo”, “por qual razão”.
Porque
Tem valor aproximado de “pois”, “uma vez que”, “para que”. (motivo)
Porquê
É substantivo, significando “o motivo”, “a razão”. Vem acompanhado de artigo, pronome, adjetivo ou numeral. (o/meu/teu/seu/.../um...)
preposição "por" + pronome interrogativo ou indefinido, significando “por qual razão” ou “por qual motivo”:
(Dica do professor de matemática: quando couber um 'diabos' ou 'diacho' depois de 'por que' - Por que diabos isso não... ou coisa assim :} )
preposição "por" + pronome relativo, significando “pelo qual”.
Por quê
Quando vier antes de um ponto (final, interrogativo ou exclamação) terá, ainda, o significado de “por qual motivo”, “por qual razão”.
Porque
Tem valor aproximado de “pois”, “uma vez que”, “para que”. (motivo)
Porquê
É substantivo, significando “o motivo”, “a razão”. Vem acompanhado de artigo, pronome, adjetivo ou numeral. (o/meu/teu/seu/.../um...)
sábado, 31 de julho de 2010
Desabafo
MIM NÃO FAZ NADA, PORRA.
"Me traga(você/ele) o papel, para EU assinar"
"Traga pra mim o papel, para eu assinar"
"Me traga(você/ele) o papel, para EU assinar"
"Traga pra mim o papel, para eu assinar"
Assinar:
Postagens (Atom)