quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Pronomes Demonstrativos

Os pronomes demonstrativos possibilitam localizar o substantivo em relação às pessoas, ao tempo, e sua posição no interior de um discurso.

este, esta, isto, estes ou estas
→ usado quando está perto do que fala(1ª pessoa). Sempre usado em orações no presente e referem-se àquilo que ainda não foi citado nela. Quando é posto em enumerações, refere-se à última citada (Ex: O homem e a mulher são massacrados pela cultura atual, mas esta é mais oprimida.)

esse, essa, esses ou essas
→ usado quando se está perto de quem 'ouve'(2ª pessoa). Usado em orações no passado ou futuro próximos e referem-se àquilo que foi citado anteriormente.

aquele, aquela, aquilo, aqueles ou aquelas
→ usado quando se está perto da 3ª pessoa e longe dos interlocutores. Usado em orações no passado ou futuro remotos. Quando é posto em uma enumeração, refere-se à primeira citada.

Pronomes Possessivos

São aqueles que indicam idéia de posse. Além de indicar a coisa possuída, indicam a pessoa gramatical possuidora.

No singular, plural, feminino ou masculino - Meu, teu, seu, nosso, vosso, seu


Existem palavras que eventualmente funcionam como pronomes possessivos. Ex.: Ele afagou-lhe (= seus) os cabelos.

Pronomes de tratamento

- São aqueles que substituem a terceira pessoa gramatical(ele/ela/eles/elas). Alguns são usados em tratamento cerimonioso e outros em situações de intimidade.

você (v.) : tratamento familiar
senhor (Sr.), senhora (Srª.) : tratamento de respeito
senhorita (Srta.) : moças solteiras
Vossa Senhoria (V.Sª.) : para pessoa de cerimônia
Vossa Excelência (V.Exª.) : para altas autoridades
Vossa Reverendíssima (V. Revmª.) : para sacerdotes
Vossa Eminência (V.Emª.) : para cardeais
Vossa Santidade (V.S.) : para o Papa
Vossa Majestade (V.M.) : para reis e rainhas
Vossa Majestade Imperial (V.M.I.) : para imperadores
Vossa Alteza (V.A.) : para príncipes, princesas e duques


1- Pronomes e verbos ligados aos pronomes de tratamento devem estar na 3ª pessoa.

2- Quando apenas nos referimos a essas pessoas, sem que estejamos nos dirigindo a elas, o pronome "vossa" se transforma no possessivo "sua".


Ex: Vossa Excelência quando se está falando diretamente com a autoridade e "Sua Excelência quando se está falando da autoridade.

Pronomes Oblícuos

(o, a, os, as)

- quando associados a verbos terminados em -r, -s, -z -> lo, la, los, las

- Quando associados a verbos terminados em ditongo nasal (-am, -em, -ão, -õe) - no, na, nos, nas.

- Podem ser reflexivos e quando isso ocorre, referem-se ao sujeito da oração.

- Antes do infinitivo precedido de preposição, o pronome usado deverá ser o reto, pois será sujeito do verbo no infinitivo
(Vem daí o "mim não conjugar verbo")

Pronomes

Têm duas funções: Substituir(Pronome Substantivo) o nome ou referir-se a ele - ele é um pronome, ó... ta substituindo a palavra "nome" - (pronome adjetivo)

Pronomes Pessoais
São aqueles que substituem os nomes e representam as pessoas do discurso:

1ª pessoa - a pessoa que fala - EU/NÓS
2ª pessoa - a pessoa com que se fala - TU/VÓS
3ª pessoa - a pessoa de quem se fala - ELE/ELA/ELES/ELAS

Pronomes pessoais retos: são os que têm por função principal representar o sujeito ou predicativo.

Pronomes pessoais oblíquos: são os que podem exercer função de complemento.

Imagem

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Macetes de Bio do Wilson - Vitaminas

To afim de postar sobre outras matérias, se não quer saber, não leia.
Haha

VITAMINAS

Vitamina A - cegueira noturna
Vitamina B - Béri Béri
Vitamina C - escorbuto
Vitamina D - raquiDismo
Vitamina E - deixa Estéril
Vitamina K - problemas de Koagulação


(me pergunto qual o problema dele com a barra forçada em "raquiDismo" foi pior que "Koagulação")

domingo, 1 de agosto de 2010

Por que?

Por que
preposição "por" + pronome interrogativo ou indefinido, significando “por qual razão” ou “por qual motivo”:

(Dica do professor de matemática: quando couber um 'diabos' ou 'diacho' depois de 'por que' - Por que diabos isso não... ou coisa assim :} )

preposição "por" + pronome relativo, significando “pelo qual”.

Por quê

Quando vier antes de um ponto (final, interrogativo ou exclamação) terá, ainda, o significado de “por qual motivo”, “por qual razão”.


Porque

Tem valor aproximado de “pois”, “uma vez que”, “para que”. (motivo)


Porquê

É substantivo, significando “o motivo”, “a razão”. Vem acompanhado de artigo, pronome, adjetivo ou numeral. (o/meu/teu/seu/.../um...)